Soundscoop
Soundscoop
Ensaios sobre a música de hoje e de amanhã
faça login para votar!
fãs
rss
Você pode assinar o feed desse blog pra saber assim que ele for atualizado.
Feed 
* copie e cole para assinar com outro reader
Add to Technorati Favorites
Trentemoller e Kasper Bjorke
13.04.09 23:418 comentários

Fiquei extremamente eufórico ao ler o email da assessoria do D-Edge:

 

28 maio

 

Kasper Bjorke (Plant Music - Dinamarca)

TRENTEMØLLER (Audiomatique/Poker Flat - Dinamarca)

Paulinho Boghosian (residente/3plus)

 

Na lista ou flyer: M: 30 entrada / H: 60 entrada.

Sem lista ou flyer: M: 40 entrada / H: 70 entrada.

 

Não conhece Kasper Bjorke? O disco de estreia do rapaz, In Gumbo, foi um dos mais legais de 2007. Faz tempo, eu sei. (Leia a resenha para refrescar a memória.) Mas, mesmo depois de dois anos, eu ainda ouço o álbum de vez em quando.

 

Eu já estava feliz com a vinda do Trentemoller, que é um de meus produtores favoritos de todos os tempos, mas agora a coisa ficou muito melhor. Parabéns ao D-Edge. EU VOU!

 

JABÁ

Já ouviram minha nova faixa?

 

Marcus Vinícius Brasil
Marcus Vinícius Brasil (marcvs @ rraurl.com)
twitter.com/marcvs
Tellier, a bomba sexual
27.03.09 02:12Deixe seu comentário


O mestre das curvas não para. Sebastien Tellier lança o EP Kilometer e convoca um interessante time de produtores para reinterpretar os sintetizadores sedutores daquela que é uma das melhores faixas de seu último álbum, Sexuality.

 

O disco tem músicas produzidas por A-Trak, Aeroplane e Delete, além de Moulinex e outros convidados. Os três primeiros assinaram as versões que mais me interessaram, e que divido com os leitores.

 

Sebastien Tellier - Kilometer (A-Trak remix)

 

Sebastien Tellier - Kilometer (Aeroplane remix)

 

Sebastien Tellier - Kilometer (Delete remix)

 

O lançamento de Kilometer vem acompanhado por um novo clipe. Desta vez, o francês garanhão reúne lindas garotas em uma festa particular. Nem as calcinhas do século 19 tornam o vídeo menos sexy.

 


.

 

Mudando um pouco de ares, mas sem deixar o lado sensual do synth-pop, Juan Maclean também está com clipe novo. É para "One Day" e o clima é de odisséia espacial.

 

 

CURTAS

Já ouviram o som deste rapaz chamado Rodrigo Flanker? Ele mora em Mato Grosso do Sul, onde produz techno melódico. Usa Reason para compor suas faixas e já lançou material pelo selo brasileiro URBR Records. Bem legal.

 

O Thee Oh Sees é um grupo norte-americano de rock psicodélico que lançou neste começo de ano o álbum Help.

 

No dia 4/4 tem mais uma edição da IM // A \\ PARTY no Glória. A noite será dedicada aos talentos emergentes do synth-pop, entre eles os garotos do Bag Raiders, Miami Horror e Boss in Drama. Para quem não lembra, foi nesta festa que a Yelle se apresentou em São Paulo.

 

O MIS (Museu da Imagem e do Som), em SP, recebe uma mostra interessante, que começa neste domingo. É a Paralelo - Tecnologia e Meio Ambiente, que reúne painéis, conversas e performances em torno da relação entre arte, tecnologia e meio ambiente. É preciso se inscrever na página do evento na internet.

 

Até a próxima semana!

Marcus Vinícius Brasil
Marcus Vinícius Brasil (marcvs @ rraurl.com)
twitter.com/marcvs
Domingueira na Chácara
24.03.09 13:198 comentários

É claro que o assunto de hoje é Just a Fest. Apesar de eu não gostar de Los Hermanos, foi bonito ver a enorme quantidade de fãs dos caras que compareceu ao show. E fazendo jus à fama de chatos, alguns desses fãs reclamaram após a apresentação de que arranjos estavam deslocados e que as letras foram esquecidas pelos músicos em alguns momentos.

 

É lindo ver como o Kraftwerk toca em assuntos tão atuais na música eletrônica. Enquanto tem gente que ainda tenta descobrir se o Daft Punk ou Justice realmente tocam ao vivo, os tiozinhos alemães já diziam há muito tempo com seus robôs sobre o palco: esqueçam isso e aproveitem o espetáculo! Não faltaram referências à Bauhaus e à música concreta.

 

E, claro, Radiohead. Depois da resenha do meu amigo Jade Gola, não sobrou muito a dizer. Mas admito que o show superou todas minhas expectativas. Quase tive um ataque do coração com "Everything in Its Right Place" e "Reckoner". Abaixo, alguns vídeos da apresentação do ano.

 

Reckoner

 

15 Step

 

Everything in Its Right Place

 

Optimistic

Marcus Vinícius Brasil
Marcus Vinícius Brasil (marcvs @ rraurl.com)
twitter.com/marcvs
Alex Gopher, canastrão da house
20.03.09 15:16Deixe seu comentário


A essa altura, a maioria de vocês já deve ter ouvido "Get Fresh". A faixa foi uma das últimas de Dream Date, estreia de Kid Sister, a vazar (já faz um tempo) e é produzida pelo namorado da garota, o DJ A-Trak. A novidade é que ela recebeu um tapa do produtor Alex Gopher, e ficou bem legal.

 

Dispensável falar sobre a força das linhas de grave da música - que vem e vão com a força de uma mola de caminhão. Me lembrou um pouco o remix de A-Trak para "Go", do Boys Noize. É daquelas bombas (recheadas de timbres bagaceiros e) arquitetadas para animar pistas de dança.

 

Kid Sister - Get Fresh

 

Kid Sister - Get Fresh (Alex Gopher remix)

 

PHOENIX, MODERAT & ZEVS

Falei da compilação Tabloid, assinada pelo Phoenix para a Kitsuné, em alguns posts atrás. A gravadora francesa liberou um pequeno vídeo com os integrantes da banda para promover o lançamento. No fim aparece a lista de faixas.

 


 

Outro disco que ando ouvindo bastante é o Moderat, do projeto homônimo formado pelos geniais Modeselektor e Apparat. Gosto especialmente de "Slow Match", cheia de batidas esfumaçadas que devem dar bons motivos àqueles que forem ao Sónar deste ano não perderem a apresentação dos caras (alguém me dá uma passagem para Barcelona?).

 

Moderat - Slow Match

 

E para dar sequencia ao clima urbano do Moderat, vocês conhecem o ZEVS (a obra no topo do post é dele)? O codinome é de um artista de rua francês, responsável por algumas das instalações mais criativas que já vi. Gostaria muito que alguém o convidasse para vir a São Paulo, quem sabe realizar alguns de seus sequestros de logos ou grafites em neon.

 

NO TECHTRAX

Conhecem meu (despretensioso) blog sobre tecnologia?

 

Um festival em Torrent.

 

Experimentações com o Google Chrome.

 

Netbooks para quem?

 

Até semana que vem!

Marcus Vinícius Brasil
Marcus Vinícius Brasil (marcvs @ rraurl.com)
twitter.com/marcvs
O fim da aura do Royksopp
16.03.09 23:044 comentários


Não é de hoje que a música tem se tornado passageira. Desde que o compartilhamento de álbuns se popularizou pela internet, é difícil encontrar algum disco que realmente cole no ouvido por mais que algumas semanas. Por melhor que sejam as músicas, sempre aparece alguma novidade que nos afasta do objeto anterior.

 

Ouvindo Junior, novo do Royksopp, tive a sensação de que a coisa está ficando ainda mais efêmera. É que os noruegueses colocaram o trabalho para ser ouvido no MySpace e, apresentado desta maneira, as faixas parecem ter perdido qualquer resquício da tal aura de Walter Benjamin. O envolvimento é tão reduzido (como assistir a uma TV de LCD através da vitrine da Fnac) que nem dá vontade de terminar de ouvir.

 

De qualquer maneira, a dupla pede para que você conte a eles o que achou do disco. Resenhe Junior em menos de 140 caracteres no Twitter, adicione a tag #junrev e dispare suas impressões. O perfil deles é o @hi_royksopp.

 

VIDEOFILIA

Alguns vídeos interessantes que surgiram na web durante o fim de semana. O primeiro é para Solid Gold, do Golden Filter (que o Rraurl já tratou de incluir em seu ótimo canal de clipes). Depois tem a musa Deize Tigrona falando como ficou com saudades de pirocas brasileiras durante suas andanças pela Europa, na colaboração com o Buraka Som Sistema.

 

 

 


.

 

Até sexta!

Marcus Vinícius Brasil
Marcus Vinícius Brasil (marcvs @ rraurl.com)
twitter.com/marcvs
A marcha psicodélica
13.03.09 17:09Deixe seu comentário


Com o lançamento do disco do Animal Collective ficou claro que 2009 será mais um ano bom para a nova safra de bandas psicodélicas. O gênero se reciclou nos últimos anos com o surgimento de grupos como o MGMT, além de outros artistas que adicionam IDM e noise à fórmula lisérgica. Da lista, outro nome deve manter o ácido efervescendo neste ano: o Yeasayer.

 

 

O grupo, que lançou o fantástico All Hour Cymbals em 2007, está em estúdio novamente (acompanhe aqui o blog deles), segundo noticiou o blog Stereogum. A novidade é bem vinda para fãs da sonoridade alucinada dos rapazes norte-americanos. Se eles continuarem na mesma linha, podemos esperar por músicas com altas dosagens de psicodelia étnica, acompanhadas por mensagens de paz e amor.

 

O Turzi também deve lançar seu novo disco em breve. Quando os entrevistei para o Rraurl, no ano passado, a banda estava passando temporadas em um vilarejo no interior da França (abastecidos com muitas ideias) para gravar B, sequencia lógica do ótimo A.

 

Por fim, Black Moth Super Rainbow também lança um disco no dia 26 de maio. Vai se chamar Eating Us, e sai pela Graveface Records.

 

Falando neles, o ótimo trabalho solo de um de seus integrantes, o Tobacco, passou despercebido por muita gente. Para quem gosta de congêneres de bandas como Fuck Buttons, cheias de rajadas de sintetizadores, o trabalho do rapaz é mais que recomendado. O vídeo de "Street Trash" é ótimo (lembra o de "Hustler", do Simian Mobile Disco) e merece a menção.

 

 

De todo esse revival, só torcemos para que cheguem ao fim as faixas coloridas na cabeça, com as quais neo-hippies infestaram clubes e festivais no ano passado. 2008 mostrou que esse é um dos elementos que podem continuar descansando nos anos 60.

 

CURTAS

 

O Tobacco também assinou recentemente um podcast para a XLR8R. Já ouviram? É bem esquisito.

 

Mudando (só um pouco) de assunto, estou ansioso pelo show do Radiohead + Kraftwerk. :)

 

Ah, e vazaram os novos álbuns do Art Brut e do Fischerspooner. Além, é claro, do novo Royksopp, Junior.

 

Quem já ouviu a nova compilação Tabloid, da Kitsuné, assinada pelo Phoenix?

 

E para finalizar falando em em PSY, vejam só. Os tech-head brasileiros estão aos poucos mordendo a língua em relação às new raves brasileiras. Há!

Marcus Vinícius Brasil
Marcus Vinícius Brasil (marcvs @ rraurl.com)
twitter.com/marcvs
Fuck Buttons acelerando Karin Dreijer
10.03.09 00:301 comentário


Nesta semana tem resenha minha do Fever Ray aqui no Rraurl. E foi navegando pela página do MySpace de Karin Dreijer que eu me deparei com esse remix do Fuck Buttons para "If I Head a Heart", que eu ainda não havia escutado. Apesar de as batidas aceleradas quebrarem um pouco a hipnose cardíaca da original, eu amo Fuck Buttons. Karin não poderia ter escolhido remixers mais apropriados.

 

E falando em remix, eu também encontrei essa novidade flutuando pela web. Se trata de uma versão menos melancólica de "When I Grow Up" assinada pelo produtor Dan Lissvik, do Studio. Saboroso!

 

[Via Fader]

Marcus Vinícius Brasil
Marcus Vinícius Brasil (marcvs @ rraurl.com)
twitter.com/marcvs
Telefon Tel Aviv e o MELODRAMA
03.03.09 00:362 comentários

 

A morte de um dos integrantes do Telefon Tel Aviv chamou a atenção porque nos fez lembrar que a dance music não vive só de hedonismo ególatra. Claro que isso não é novidade para quem já está acostumado com o lado mais macabro do gênero, mas não custa refrescar a memória (talvez não de maneira tão trágica).

 

O vídeo de "Immolate Yourself" traz tortura psicológica e física, um yuppie esquartejado e muitos efeitos visuais bacanas. Porque quando o neon se apaga, resta pouca coisa para fazer sorrir.

Marcus Vinícius Brasil
Marcus Vinícius Brasil (marcvs @ rraurl.com)
twitter.com/marcvs